3.8.10

CIDADANIA ZERO - UMA VERGONHA!

O Matadouro Municipal, de onde sai boa parte da carne consumida em Dom Pedro, está em condições sanitárias deploráveis. A imundície começa na parte interna, onde os animais são abatidos. Os dejetos malcheirosos provenientes do abate e as carcaças dos animais ficam a céu aberto no entorno do matadouro, onde os urubus se encarregam de espalhá-los.


O chamado Galpão da Ceasa deveria ser o centro de um complexo esportivo, para o qual foram liberados R$ 220 mil pelo Ministério do Esporte, mas o 'elefante branco' está abandonado desde 2008.



O mercado municipal do povoado Triângulo foi demolido para construção do posto de saúde, o que não agradou a população. Além disso, o material de construção foi colocado na praça, desativando uma das poucas áreas de lazer do Triângulo. As obras do posto de saúde do povoado - outros dois estão sendo levantados a toque de caixa na Vila Ribamar 1 e no povoado Centro do Primo - começaram a ser tocadas no começo de julho, mas o dinheiro (R$ 538,5 mil, recursos estaduais) já havia chegado cinco meses antes.

FONTE: JORNAL PEQUENO (SÃO LUIS)

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/8/1/cidadania-zero-126546.htm

Em Dom Pedro: Miséria mostra a cara na Vila Ribamar e no Povoado Triângulo


A expressão ‘imagens falam mais do que palavras’ cabe bem no caso de Vila Ribamar 1 - localizada na sede de Dom Pedro - e do Povoado Triângulo, o mais populoso do município, onde vivem cerca de 2 mil pessoas.



MAIARA DA CRUZ, 23 anos, lavradora, dois filhos



Moradora da Vila Ribamar 1, Maiara é natural de Santo Antonio dos Lopes, município vizinho a Dom Pedro. Como ela, quase todos os moradores das vilas Ribamar 1 e 2 são de outros municípios.

Vieram atraídos pela doação de uma ampla área de terra pelo ex-prefeito Ribamar Filho. Só que o lugar não tem infraestrutura básica, como abastecimento de água, coleta de lixo regular, policiamento. A energia elétrica chega às casas por meio de "gambiarras" rudimentares. Os moradores também não tem os títulos das terras.

Antes, os moradores da Vila Ribamar chamavam o local de invasão do Iraque. Ribamar achou por bem trocar o nome e pôr o seu. Fez esse tipo de autopromoção também em várias placas de ruas de Dom Pedro. Igualmente, deu seu nome ao estádio de futebol da cidade, atualmente desativado.




Maiara da Cruz mora na Vila Ribamar 1 há sete anos. Seu marido é o lavrador Adaílton Souza da Silva, 24 anos. Ele trabalha na Patioba, povoado a mais de 30 km de Dom Pedro, em Gonçalves Dias.

O dinheiro ganho por Adaílton - cerca de R$ 200 mensais - é complementado pelo auxílio do Bolsa Família (R$ 112).

No casebre de taipa onde o casal mora com os dois filhos não tem fogão. Maiara cozinha com carvão. O saco custa R$ 12 e dura uma semana. Os "móveis" de Maiara são uma cama, uma TV usada e uma rede.



ROSILENE RODRIGUES DOS SANTOS, 40 anos, lavradora, cinco filhos

Moradora do Povoado Triângulo, Rosilene já engravidou 10 vezes. Nunca usou anticoncepcionais porque "não gosta", disse. Em junho passado, perdeu um filho pela quinta vez.





Segundo Rosilene, a criança estava mal posicionada, mas um médico do Hospital João Costa, de Dom Pedro, a examinou, fez um ultrassom e a mandou para casa.

Ela passou mal e foi para um hospital de Santo Antonio dos Lopes; depois foi encaminhada para outro em Caxias.

Tiraram a criança ainda viva de dentro dela, mas o bebê morreu minutos depois. Ela própria quase perdeu a vida. Ficou três dias internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Rosilene acha que a criança seria salva se o hospital de Dom Pedro tivesse condições de fazer cirurgias em casos como o dela, de parto complicado.


Agosto de 2010


fonte: link

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/8/1/miseria-mostra-a-cara-na-vila-ribamar-e-no-povoado-triangulo-126545.htm

24.6.10

Dom Pedro/História: Manoel Bernardino - um herói socialista, espírita e vegetariano.


(FOTO: MANOEL BERNARDINO)



Conhecido primitivamente como Mata do Nascimento, nome que fazia referência ao seu primeiro povoador, o lavrador Manoel Nascimento – que chegou ao lugar por volta de 1915–, o município de Dom Pedro detém o privilégio de ter sido a terra adotada por um dos homens mais peculiares que já viveram no território maranhense: Manoel Bernardino de Oliveira.

Avesso a injustiças, o lavrador cearense Manoel, por sua história – às vezes recheada de lendas, criadas pelo imaginário popular – de combate aos poderosos, tornou-se um dos homens mais respeitados da Mata, onde se estabeleceu em 1916.


Sua principal luta era contra os fazendeiros endinheirados de Codó, que na época mandavam e desmandavam na região em que hoje situam-se os municípios de Dom Pedro, Presidente Dutra (antigo Curador), Santo Antonio dos Lopes, Governador Archer, Governador Eugênio Barros e Gonçalves Dias, entre outros.

Para enfrentar a prepotência dos coronéis e defender pessoas humildes das injustiças perpetradas por eles, não foram raras as vezes que Manoel se armou e cercou-se de homens que o veneravam, atitudes que atraíam a ira dos fazendeiros.

Chamado de “Lênin do Maranhão”, por sua identificação com as ideias socialistas pregadas na época pelos revolucionários russos – principalmente Vladimir Ilich Lênin –, Manoel Bernardino também era leitor das obras de Allan Kardec (pseudônimo do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, primeiro difusor da doutrina espírita).

Fuzilamentos na Mata – Os ideais revolucionários de Manoel Bernardino, sua liderança entre os lavradores humildes da Mata e sua oposição ostensiva ao governador maranhense de então, Urbano Santos, assustaram o poder dominante, que em 1921 enviou para a Mata do Nascimento um contingente de 600 homens, chefiados pelo tenente Antonio Henrique Dias.

O objetivo da ação era impor respeito pela força das armas. O tenente e seus homens chegaram à Mata em 5 de agosto de 1921. Não encontrando Manoel Bernardino – que havia se deslocado a Codó para buscar apoio político e militar –, fizeram dezenas de prisioneiros. Antes de deixar a Mata, “para dar o exemplo”, fuzilaram quatro lavradores: Adão, Francisco, Maurício e Avelino. O tenente e os militares que participaram da missão foram julgados e absolvidos.

Adesão à Coluna Prestes – Em 1925, Manoel Bernardino e os perto de duzentos homens que o seguiam se juntaram à Coluna Prestes. O movimento, liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa, percorreu o interior do Brasil e além fronteira, de 1925 a 1927, pregando o fim da República Velha, exigindo o voto secreto e defendendo o ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda população. No Maranhão, a Coluna chegou a ocupar 26 dos municípios então existentes.

A Coluna se dispersou em 1927 – o grupo chefiado por Prestes em Gaíba, na Bolívia, e o liderado por Miguel Costa em Libres, na Argentina (ambas cidades próximas à fronteira com o Brasil). O movimento não conseguiu fazer a “revolução” que desejava, mas sua ação ajudou a abalar ainda mais o prestígio da República Velha e a preparar a Revolução de 1930.

Projetou também a figura de Luís Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, que posteriormente entrou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), tornando-se um mito.

Assim que abandonou a Coluna Prestes, em 1926, por achar que ela deveria permanecer no Maranhão, o que contrariava seu caráter itinerante, Manoel Bernardino se estabeleceu por algum tempo no Ceará, voltando ao Maranhão (Mata do Nascimento) em 1929. Então, além de socialista e espírita, também havia se tornado vegetariano – o que era considerado uma excentricidade pelos sertanejos que o conheciam, acostumados a se alimentar, no dia a dia, de carne de gado, caprinos, suínos, aves e caça. Nem leite ele bebia. Dizia que o leite era o “sangue da vaca”.

Um anjo na Mata – Contam alguns que quando voltou à Mata do Nascimento, Manoel Bernardino também deixou cabelos e barba crescerem. Também confeccionou um par de asas e uma cruz.

Carregando a cruz e com as asas presas às costas, Manoel saía perambulando pelos lugarejos próximos, penitenciando-se pelos males que acreditava haver feito a algumas pessoas.

Manoel Bernardino morreu em 17 de janeiro de 1942, aos 60 anos, numa casa como as que abrigam ainda hoje muitos maranhenses – de taipa, telhado de palha e chão batido. Foi enterrado como sempre pedira: sem caixão, apenas coberto por um lençol.

fonte: Jornal Pequeno/São Luis
link:

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/8/1/manoel-bernardino-um-heroi-socialista-espirita-e-vegetariano-126539.html
fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/

18.5.10

Helicóptero do GTA é usado pelo filho de prefeita de DOM PEDRO aliada de Roseana Sarney


O Helicóptero do Grupo Tático Aéreo, prefixo MZR, foi usado pelo empresário Eduardo DP, mais conhecido por Imperador, para localizar, sem sucesso, uma retroescavadeira de sua propriedade que foi roubada quando estava no canteiro de uma obra próximo da cidade de Dom Pedro.



A aeronave é de propriedade da PMR, empresa que aluga três helicópteros para o Governo do Estado do Maranhão. Uma hora de vôo custa R$ 3 mil, sem o combustível.

Usando da sua influência de empreiteiro que faz obras para o estado sendo filho da prefeita de Dom Pedro, Maria Helena Barros, Imperador sobrevoou alguns trechoa da região na aeronave.

A máquina não foi localizada. Eduardo DP diz que a retroescavadeira custa R$ 300 mil e que será capaz de gastar até R$ 150 mil para encontrá-la.

Na última semana ela teria sido vista em Orozimbo e no sábado passado numa cidade próximo do Piauí. O Imperador tentou um novo pedido de empréstimo do helicóptero do GTA, mas o secretário de Segurança Pública, o agente federal Aluízio Mendes, não cedeu.

Aliás, Mendes fora aconselhado e suspender as buscas para evitar complicações ao GTA. E foi exatamente o que fez.

A construtora de Imperador fatura os tubos desde o governo Jackson Lago. Teve a proteção de um assessor bem próximo do governador cassado, que esperava obter o apoio do empresário agora na eleição de deputado estadual em 2010. Só que Eduardo DP pulou para o barco roseanista




FONTE / LINKS:

http://www.luiscardoso.com.br/2010/04/19/helicoptero-do-gta-e-usado-pelo-filho-de-prefeita-aliada-de-roseana

www.jornalpequeno.com.br/2010/4/20/helicoptero-do-gta-e-usado-pelo-filho-de-prefeita-aliada-de-roseana-sarney-142190.htm

4.11.09

Estudante de Dom Pedro é um dos 20 melhores em geografia do país

O estudante Marcos Santana de Oliveira, da Associação Educação Professora
Noronha, do município maranhense de Dom Pedro, é um dos cinco finalistas
do 2º Desafio National Geographic que consagra os 20 melhores alunos de
geografia do Brasil. Entre os dias 12 e 15 de novembro, os estudantes
participarão de uma série de atividades recreativas e culturais, que
inclui passeios por locais históricos e museus de São Paulo e, claro, a
realização das duas provas da Fase Nacional da competição estudantil.

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto Claro, o
Desafio National Geographic é idealizado pela Editora Abril e a revista
National Geographic Brasil, que buscam despertar nos jovens estudantes o
interesse pelo conhecimento geográfico e pela chamada “cultura de viagem”
em todas as suas fases. A agenda de atividades preparada pela organização
do desafio para os finalistas visa cumprir este objetivo.

Os 20 estudantes – são 2 da região Norte, 5 da Nordeste, 2 da Centro-
oeste, 8 da Sudeste e 3 da Sul – e mais um responsável e o professor de
cada um deles ficarão hospedados no Novotel Jaraguá, no centro histórico
de São Paulo, hotel oficial do projeto. As provas da Fase Final serão
realizadas entre os dias 12 e 14 de novembro, junto com o roteiro completo
de eventos. Após as provas finais, no dia 14 de novembro, haverá a
cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os 20 finalistas
participantes do 2º Desafio National Geographic. No dia 20 de novembro, as
provas e gabaritos da Fase Final serão divulgados no site oficial do
Concurso, www.viagemdoconhecimento.com.br.



Os 20 finalistas:

Região Norte:

Georgyson Dias Gondim Neo
Colégio Militar de Manaus – Manaus/AM

João Victor Xavier Coelho
Centro Educacional Objetivo Macunaíma – Boa Vista/RR


Região Nordeste:

Ana Luiza Andrade Rabelo
Colégio Cândido Portinari – Salvador/BA

Guilherme de Alencar Salazar Primo
Colégio Militar de Fortaleza – Fortaleza/CE

Marcos Santana de Oliveira
Associação Educacional Professora Noronha – Dom Pedro/MA

Mylena Carolina de Medeiros
Colégio Militar do Recife – Recife/PE

Pedro Henrique Camino Xavier
Colégio Marista Pio X – João Pessoa/PB


Região Centro-oeste:

Izaú Gomes Querino Rodrigues Neto
Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – Gama/DF

Mariana Alves da Silva
Colégio Salesiano São Gonçalo – Cuiabá/MT


Região Sudeste:

Ana Rosa de Carvalho Alves
Cooperativa Educacional César Almeida – Angra dos Reis/RJ

Carolina Carinhato Sampaio
Escola Técnica Estadual da Zona Sul – São Paulo/SP

Emerson de Castro Carvalho
Centro Educacional Sesi 421 – Campinas/SP

Hugo Demattos Nogueira
Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto – Ouro Preto/MG

Lucas Silva Souza
Colégio Termomecânica – São Bernardo do Campo/SP

Pedro Otávio Correia
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Igarapé/MG

Renato Cordeiro Ferreira
Colégio Pan Terra – São Paulo/SP

Victor Yukio Katsumoto Fumoto
Escola Estadual Dom José de Camargo Barros – Indaiatuba/SP


Região Sul:

Bárbara Letícia Chimentão
Colégio Madalena Sofia – Curitiba/PR

Fernando Miguel Hahne
Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira – Itajaí/SC

Paula Sangoy Righi
Colégio Militar de Santa Maria – Santa Maria/RS


O Desafio National Geographic também é a etapa nacional que selecionará
estudantes brasileiros para representarem o Brasil no National Geographic
World Championship, em 2011. A competição internacional, que aconteceu
neste ano na cidade do México, teve pela primeira vez a participação do
time brasileiro, formado por jovens que participaram do 1º Desafio em 2008


fonte: Central de Notícias - São Luis/MA

15.9.07

Governo investe no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), concluiu, ontem, mais uma ação voltada ao combate da violência sexual contra crianças e adolescentes com a entrega dos prêmios para os alunos vencedores do concurso “Violência Sexual: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.
A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque. A vencedora da categoria desenho livre para alunos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental foi a estudante Karen Cristina Carvalho Alves, aluna do CE Vitorino Freire, de Alto Parnaíba.Na categoria redação para alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental o vencedor foi Felipe Silva e Silva, aluno da UI do Triângulo, do povoado Triângulo, município de Dom Pedro.
Na categoria redação para alunos do ensino médio, a vencedora foi a estudante Eline Silva Lima, aluna do CE Cônego Nestor Cunha, de Santa Quitéria.A solenidade de premiação contou com a presença dos secretários de Educação, Lourenço Vieira da Silva; de Direitos Humanos e presidente do Conselho Estadual da Defesa de Criança e Adolescente, Sálvio Dino; da secretária adjunta de ensino da Seduc, Régina Galeno; da gestoras da unidade regional de Educação da Região Metropolitana, Valda Rodrigues e da Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra, Mariinha Martins Castro, representando os gestores das demais unidades regionais de educação do Estado.
Lourenço disse que desde 2002 a Seduc vem realizando a Semana Maranhense de Enfrentamento contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
A iniciativa visa sensibilizar, mobilizar e conscientizar a sociedade civil para o tema, mostrando os prejuízos psicológicos que a violência sexual pode causar em uma criança, que como vítima, na maioria das vezes de alguém da própria família, perde a capacidade de confiar nas pessoas, chegando ao desvio de caráter e até mesmo à exclusão total da pessoa do meio social.
O concurso foi uma extensão dos trabalhos realizados durante a 5ª Semana de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, ocorrida em maio com a participação de todas as escolas da rede estadual.

12.9.07

TSE recebe recurso contra prefeito e vice de Dom Pedro


BRASÍLIA - O ministro Gerardo Grossi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o relator de Agravo de Instrumento (AG 8882) interposto por Hernando Dias de Macedo contra José de Ribamar Costa Filho e Sansão Hortegal Ribeiro, respectivamente prefeito e vice-prefeito do município de Dom Pedro (MA), reeleitos em 2004. Hernando Macedo foi o segundo colocado.

Os dois foram cassados em primeira instância, que acatou a denúncia de abuso de poder político e econômico.

O prefeito reeleito foi acusado de ter emitido dois cheques, um de repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos valores de R$ 1.970 e R$ 2.600.

A Representação contra o prefeito foi formulada por Hernando Dias de Macedo, que afirmou que os dois cheques foram dados a duas empresas comerciais diferentes, a M. do R. Lobato Ferreira e a Gráfica Minerva, como garantias de pagamentos pelas compras que o prefeito efetuou.

Na representação, argumenta que as compras foram efetuadas com dinheiro público para a campanha de reeleição do prefeito, o que é vedado pela legislação eleitoral.O segundo colocado diz que, mesmo cassados, os dois eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão entendeu que as hipóteses previstas no artigo 73 da Lei 9504/97 não constituem hipótese de inelegibilidade.

Hernando Macedo contesta a decisão, pois os diplomas foram cassados com base no artigo 73 da Lei das Eleições, “cassando o registro da candidatura dos recorridos e, por conseqüência, retirando a elegibilidade”.


As informações são do Tribunal Superior Eleitoral - imirante.com

15.6.07

Câmara Municipal de Dom Pedro - MA, situada na Rua Engenheiro Rui Mesquita, em frete à "Praça das Bombas".

8.6.07

Dom Pedro MA

Residência e consultório do "Dr. Armando", médico conceituado na cidade, situa-se na Rua Humberto de Campos, Centro.

5.6.07

AVENIDA GONÇALVES DIAS

PRINCIPAL AVENIDA DE DOM PEDRO


PRECISA DE RECAPEAMENTO ASFÁLTICO
EM SUAS PROXIMIDADES ENCONTRAMOS O ESTÁDIO AVENIDÃO, RODOVIÁRIA, CEMITÉRIO, CLUBE PLANET SHOW.



2.6.07

IGREJA DE SÃO FRANCISCO: BAIRRO FILIPINHO






IGREJAS DE DOM PEDRO - MA

31.5.07

Vista da Rua da Veneza, de cima do viaduto





21.5.07

BLOG SOBRE A HISTORIA DE DOM PEDRO

INDICAMOS AOS SENHORES VISITANTES QUE CONFIRAM TAMBÉM O BLOG www.dompedrohistoria.blogspot.com E VEJAM A HISTORIA DA CIDADE, REVOLUÇÃO DA MATTA, O LÍDER MANOEL BERNARDINO, FUZILAMENTO DE CAMPONESES PELA PM, A COLUNA PRESTES NO MARANHÃO, MOVIMENTOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA...
RESUMO DA MONOGRAFIA: "REVOLUÇÃO DA MATTA": SOCIALISMO E FUZILAMENTOS NO INTERIOR DO MARANHÃO - UEMA - 2003.
AUTOR: Giniomar Ferreira Almeida.

14.5.07

ZE DE RIBA - Cantor e Compositor Maranhense de Dom Pedro


(clipe da música REPROCESSO ao lado)

Descoberto por Simone, que em 2001 gravou duas músicas suas, Zé de Riba chega ao primeiro trabalho, Reprocesso. Cinco anos depois de seu nome aparecer nos créditos de Seda pura, Zé mostra a própria interpretação para sua obra.
A poesia urbana tem a visão do homem simples. Nada de rebuscado, a linguagem é da rua, do dia-a-dia. Treze crônicas com personagens e assuntos conhecidos em todo grande centro. Sua visão pode ser irônica e política ao mesmo tempo. "Esse mundo demente / Não foi feito pra gente", garante em Sabe Alencar. "Eu já nasci desempregado", defende-se em Desempregado, que tem participação especial de André Abujamra.
Outra adesão na estréia de Zé de Riba é o festejado trombinista Bocato, que ganhou uma música em sua homenagem, Samba para o Bocato. Integrantes da lendária Nação Zumbi também aparecem em Reprocesso, faixa que batizou o CD. "Na Europa mata-se foca / Com taco de baseball", atira o verso sem amenizar as imagens que chegam até uma blitz policial.
As duas músicas que apresentaram seu nome através de Simone também estão presentes no disco. A existencialista Fuga nº 1 diz: "A gente inventa qualquer coisa / Pra não sofrer / E rir à toa / Pra não chorar". Já o mundo dos excluídos nada virtuais está cheia de achados no repente www.sem.
Personagem conhecido das grandes cidades mas nunca retratado em música, o ambulante de ônibus aparece em Oito pilha hum real. Ou o amigo Juvenal, que pede "dez conto" para um cigarro e some sem pagar.
Nas mãos do produtor Mano Bap, seus sambas e cocos ganham contornos eletrônicos e viajam até pelo rap. Acostumado a trabalhar com grupos como Karnak, o multi-instrumentista Mano Bap lapida a música de Zé de Riba e dá a ela um ar contemporâneo. Roupa ideal para o artista apresentar seu novo show dentro do festival Humaitá pra peixe, ponta de lança carioca de novidades moderninhas. Zé de Riba foi uma das certeiras apostas de 2007.
Aos 45 anos, o filho exilado do Nordeste brasileiro(Dom Pedro MA) estréia em disco. Suas idéias e suas letras estão aí, no cotidiano, nas crônicas urbanas e nas conversas da grande cidade. O artista capta, processa, reprocessa e transforma os assuntos comuns em música.

29.4.07


26.4.07

ALTO DO PACOTE







(Sinistro é o acesso desta escola municipal, muito mato, distante da avenida. E à noite?)
De onde deriva o nome do bairro Alto do Pacote? Alguém sabe? Comentem abaixo.
A pedidos, fotos do bairro.

"Meu amigo eu sou radialista em Brasília e sou de Dom Pedro, já estou em Brasília há 32 anos e gostaria dentro do possível vc colocar imagens do Alto do Pacote - eu sou filho do Luiz Acena(falecido) e da D. Marister, sou irmão do Adonias e Adailson Soares. No aguardo, à sua disposição. PAULO SOARES "

18.4.07

16.4.07

Taj Mahal Dompedrense


Seguindo a linha de nomes exóticos que recebem os motéis, o Taj Mahal dompedrense faz homenagem a uma das 7 maravilhas do mundo. Abaixo, a sua história.

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia.
A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. Supõe-se que o imperador pretendia fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.
Apesar de sua opulência, o Taj Mahal é na verdade um gigantesco mausoléu e não um palácio, como muitos pensam.
Conta a lenda que, por ordem do monarca, depois de terminar seu trabalho, os artesãos tiveram suas mãos cortadas para impedir que pudessem reproduzir a obra. Outra grande prova de amor, em gratidão aos artesãos.