22.10.12

SAMPAIO CORREA: CAMPEÃO INVICTO DA SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

 
SÃO LUÍS – Incontestável. Assim pode-se definir a conquista do Campeonato Brasileiro Série D pelo Sampaio Corrêa. Com a vitória sobre o CRAC (GO) por 2 a 0, o Tricolor coroou a sua brilhante campanha no Brasileiro, terminando a competição com o título de forma invicta, algo inédito na história da Série D. Com 11 vitórias e cinco empates, o Sampaio teve um aproveitamento de 79, 16% dos pontos, recorde absoluto da competição.
 
Diante de 40.243 torcedores no Castelão, o Sampaio Corrêa ganhou do Crac por 2 a 0, gols de Eloir e Pimentinha, e garantiu o título invicto da Série D do Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo. O time do Maranhão se tornou o único a conquistar as três divisões inferiores à elite do futebol nacional, já que tinha sido campeão da Série B, em 1972, e da Série C, em 1997.
A conquista coroou o retorno do Sampaio para terceira divisão, após três temporadas na quarta. O Crac ficou com o vice, mas, assim como Mogi Mirim e Baraúnas, que foram eliminados na semifinal, também conquistaram o acesso para a Série C de 2013.
 
 



O Tricolor, antes mesmo de entrar em campo para a grande decisão, já havia entrado para a história como a melhor campanha de todos os tempos na Série D, superando o atual campeão Tupi (MG), que conquistou 33 pontos na última edição do torneio, com 10 vitórias, três empates e três derrotas, com aproveitamento de 68,75% dos pontos.


O principal fator de domínio do Sampaio no torneio foi a força tanto do setor ofensivo quanto do defensivo. Com 37 gols, o Sampaio teve uma média de gols acima de dois gols por partida, sendo que só não balançou as redes contra o Mixto (MT), no jogo que determinou o acesso para a Série C em 2013. Já o setor defensivo, preocupação nas últimas edições da competição, mostrou sua força e terminou a competição com apenas oito gols sofridos, ou seja, o Tricolor sofreu um gol a cada dois jogos. Atuando em São Luís, a equipe sofreu apenas um gol, contra o Vilhena (RO), na reinauguração do estádio Castelão.



Resumo da campanha



A campanha do Sampaio no Brasileiro começou avassaladora: em oito jogos na primeira fase, o Tricolor obteve oito vitórias, com 25 gols marcados e apenas dois sofridos, além das goleadas contra o Santos (AP) por 6 a 0 e os 4 a 0 contra o Comercial (PI) e o Araguaína (TO), este último fora de casa.
Na fase de mata-mata, o Tricolor voltou a mostrar sua força: logo nas oitavas, conseguiu um empate em Rondônia contra o Vilhena, até então imbatível jogando em casa. Na partida de volta, que marcou a reinauguração do estádio Castelão, massacre tricolor por 4 a 1, com grande atuação de Pimentinha.
Já nas quartas de final, o Tricolor voltou a enfrentar o Mixto (MT), adversário derrotado duas vezes na primeira fase. Em confronto que valia uma vaga na Série C de 2013, o Sampaio teve dificuldades, não conseguiu vencer, mas se garantiu na fase seguinte com o gol conquistado em Cuiabá.
No duelo das semifinais, o adversário foi o Baraúnas, do Rio Grande do Norte. Em novos confrontos equilibrados, prevaleceu a força tricolor jogando em casa: com o empate em Mossoró, o Sampaio confirmou o favoritismo e venceu por 1 a 0, gol de Eloir.
Chegando na grande final, o Sampaio foi até Catalão medir forças contra o Crac (GO). Em partida dura, debaixo de chuva e com uma expulsão para cada lado, o Tricolor conseguiu o empate no jogo de ida. Na última partida, diante de 40 mil torcedores no Estádio Castelão, vitória por 2 a 0 sobre o Crac (GO).

Confira a campanha completa do Sampaio Corrêa na conquista do título


Primeira Fase:



Mixto (MT) 1 x 3 Sampaio Corrêa (23 de junho – Presidente Dutra – Cuiabá)

Sampaio Corrêa 4 x 0 Comercial (PI) (1º de julho – Nhozinho Santos)

Santos (AP) 1 x 3 Sampaio Corrêa (10 de julho – Glicério Marques – Macapá)

Araguaína 0 x 4 Sampaio Corrêa (4 de agosto – Mirandão – Araguaína)

Sampaio Corrêa 6 x 0 Santos (AP) (12 de agosto – Nhozinho Santos)

Sampaio Corrêa 3 x 0 Araguaína (TO) (15 de agosto – Nhozinho Santos)

Comercial (PI) 0 x 1 Sampaio Corrêa (20 de agosto – Albertão – Teresina)

Sampaio Corrêa 1 x 0 Mixto (MT) (26 de agosto – Nhozinho Santos)


Oitavas de final

Vilhena (RO) 2 x 2 Sampaio Corrêa (2 de setembro – Portal da Amazônia – Vilhena)

Sampaio Corrêa 4 x 1 Vilhena (RO) (12 de setembro – Castelão)



Quartas de final

Mixto (MT) 1 x 1 Sampaio Corrêa (16 de setembro – Presidente Dutra – Cuiabá)

Sampaio Corrêa 0 x 0 Mixto (MT) (23 de setembro – Castelão)

Semifinal

Baraúnas (RN) 1 x 1 Sampaio Corrêa (30 de setembro – Nogueirão – Mossoró)

Sampaio Corrêa 1 x 0 Baraúnas (10 de outubro – Castelão)



Final

Crac (GO) 1 x 1 Sampaio Corrêa (MA) (14 de outubro – Genervino da Fonseca – Catalão)

Sampaio Corrêa 2 x 0 Crac (GO) (21 de outubro – Castelão)