15.9.07

Governo investe no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), concluiu, ontem, mais uma ação voltada ao combate da violência sexual contra crianças e adolescentes com a entrega dos prêmios para os alunos vencedores do concurso “Violência Sexual: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.
A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque. A vencedora da categoria desenho livre para alunos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental foi a estudante Karen Cristina Carvalho Alves, aluna do CE Vitorino Freire, de Alto Parnaíba.Na categoria redação para alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental o vencedor foi Felipe Silva e Silva, aluno da UI do Triângulo, do povoado Triângulo, município de Dom Pedro.
Na categoria redação para alunos do ensino médio, a vencedora foi a estudante Eline Silva Lima, aluna do CE Cônego Nestor Cunha, de Santa Quitéria.A solenidade de premiação contou com a presença dos secretários de Educação, Lourenço Vieira da Silva; de Direitos Humanos e presidente do Conselho Estadual da Defesa de Criança e Adolescente, Sálvio Dino; da secretária adjunta de ensino da Seduc, Régina Galeno; da gestoras da unidade regional de Educação da Região Metropolitana, Valda Rodrigues e da Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra, Mariinha Martins Castro, representando os gestores das demais unidades regionais de educação do Estado.
Lourenço disse que desde 2002 a Seduc vem realizando a Semana Maranhense de Enfrentamento contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
A iniciativa visa sensibilizar, mobilizar e conscientizar a sociedade civil para o tema, mostrando os prejuízos psicológicos que a violência sexual pode causar em uma criança, que como vítima, na maioria das vezes de alguém da própria família, perde a capacidade de confiar nas pessoas, chegando ao desvio de caráter e até mesmo à exclusão total da pessoa do meio social.
O concurso foi uma extensão dos trabalhos realizados durante a 5ª Semana de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, ocorrida em maio com a participação de todas as escolas da rede estadual.