27.12.06

HISTÓRIA DA CIDADE


  • MUNICÍPIO - Situado a 5º 9’ S e 44º 28’ W (latitude e longitude), na região centro-leste do Maranhão (médio-mearim), micro-região de Presidente Dutra, compreende uma área de 370 km² e uma população de aproximadamente 23.000 habitantes, com 15.000 eleitores. O clima é quente e úmido em transição para o semi-árido, com índice pluviométrico anual de 1.200 mm. A vegetação original, também de transição, denominada floresta dos cocais, com predominância do babaçu.
  • O primeiro nome do povoado que deu ensejo ao município de Dom Pedro, foi Mata do Nascimento, em razão de ter sido Manoel Nascimento seu primeiro habitante que ali chegou por volta de 1915, transferindo-se mais tarde para destino ignorado.
  • O desbravamento da região, entretanto, somente se deu com a chegada em 1917, de Manoel Bernadino de Oliveira, homem de grande capacidade de trabalho e de muita ação, que conseguiu atrair para o local, inúmeros aventureiros, sobre os quais sempre soube manter consolidada liderança.
  • Em 1922, registrou-se no povoado um fato lamentável, quando inúmeros lavradores foram fuzilados pela força volante comandada pelo tenente Henrique Dias, sob a alegação de que precisavam de um "corretivo", já que haviam insurgido contra as deliberações tomadas pela administração municipal de Codó, em cujo território estava inclusa a povoação.
  • Passou o povoado à categotia de vila em 1931, sob a denominação de VILA PEDRO II, nome esse mudado em 1943 para DOM PEDRO, em razão de já existir no Piauí uma cidade de idêntica denominação.
  • A Lei nº 815, de 9 de dezembro de 1952, criou finalmente, desmenbrando de Codó, o município de Dom Pedro, cuja instalação oficial se deu em 1º de janeiro de 1953.

HINO DE DOM PEDRO (INTERPRETAÇÃO)

Hino de Dom Pedro

Nasceste entre belezas naturais
Com teu resplendor tão relutante,
Sob um lindo céu de azul constante
E verdes matas de babaçuais

Teu povo em luta trouxe a ti a glória,
Empunhando a bandeira da Libertação
Com coragem e orgulho
Te proclamaram cidade do Maranhão

Dom Pedro, Dom Pedro, Dom Pedro,
Antiga Mata do Nascimento,
Tua história, tuas lutas, tuas glória,
O teu povo guarda sempre na memória

Dom Pedro, Dom Pedro, Dom Pedro,
Esperança de um grande povir,
Berço amado e varonil,
Do nosso Maranhão e do Brasil.

.....................................................
  • A 1ª estrofe fala das belezas naturais que DOM PEDRO tinha quando ainda se chamava "Mata do Nascimento", inclusive as matas de BABAÇUAIS que têm na região.
    No começo, Dom Pedro era um distrito da cidade de CODÓ.
  • A 2ª estrofe fala da luta que tivemos para alcançar a liberdade de Codó e ser uma nova cidade no Maranhão.
  • A 3ª estrofe fala do primeiro nome da cidade, que era Mata do Nascimento, e que ninguém esquecerá sua história e suas glórias. Também o autor nessa estrofe deixa esperanças para um futuro melhor para a cidade.

AÇUDE "LORENÇÃO": ABANDONADO

Foto: Raquel Aguiar

O grande açude da cidade que outrora servia de lazer para os seus moradores aos domingos e feriados, principalmente no período chuvoso, época que "sangrava", bem como, aflingia alguns pais que não controlavam seus filhos, que, desobedecendo-os, fugiam para aproveitar as suas perigosas águas, principalmente a sua correnteza, que de vez em quando tentava levar alguém, à força, para um mergulho no fosso da cachoeira, hoje está abandonado, servindo apenas para algumas lavadeiras e poucos pescadores.

Há cidades, que têm pequenos riachos ou açudes, que os aproveitam para lazer, turismo, geração de renda, com uma estrutura mínima. Se o poder público investisse, poderia ser criado um grande polo turistico, um balneário digno dos habitantes e visitantes desta cidade.