27.12.06

HISTÓRIA DA CIDADE


  • MUNICÍPIO - Situado a 5º 9’ S e 44º 28’ W (latitude e longitude), na região centro-leste do Maranhão (médio-mearim), micro-região de Presidente Dutra, compreende uma área de 370 km² e uma população de aproximadamente 23.000 habitantes, com 15.000 eleitores. O clima é quente e úmido em transição para o semi-árido, com índice pluviométrico anual de 1.200 mm. A vegetação original, também de transição, denominada floresta dos cocais, com predominância do babaçu.
  • O primeiro nome do povoado que deu ensejo ao município de Dom Pedro, foi Mata do Nascimento, em razão de ter sido Manoel Nascimento seu primeiro habitante que ali chegou por volta de 1915, transferindo-se mais tarde para destino ignorado.
  • O desbravamento da região, entretanto, somente se deu com a chegada em 1917, de Manoel Bernadino de Oliveira, homem de grande capacidade de trabalho e de muita ação, que conseguiu atrair para o local, inúmeros aventureiros, sobre os quais sempre soube manter consolidada liderança.
  • Em 1922, registrou-se no povoado um fato lamentável, quando inúmeros lavradores foram fuzilados pela força volante comandada pelo tenente Henrique Dias, sob a alegação de que precisavam de um "corretivo", já que haviam insurgido contra as deliberações tomadas pela administração municipal de Codó, em cujo território estava inclusa a povoação.
  • Passou o povoado à categotia de vila em 1931, sob a denominação de VILA PEDRO II, nome esse mudado em 1943 para DOM PEDRO, em razão de já existir no Piauí uma cidade de idêntica denominação.
  • A Lei nº 815, de 9 de dezembro de 1952, criou finalmente, desmenbrando de Codó, o município de Dom Pedro, cuja instalação oficial se deu em 1º de janeiro de 1953.

Nenhum comentário: